terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


  •                                                                                                                                                                                                                                           
                                              NOS BRAÇOS DE UM PAI PRÓDIGO

  •      Na  parábola do filho pródigo,a personagem mais importante não é o filho desnaturado que acaba estorquindo da herança a parte que lhe cabe,que sai pelo mundo vivendo desregradamente e retorna para a casa  em farrapos e sem mais nada,além da vergonha e do fracasso.Não.Tudo isso  aconteceu,porém,a personagem principal é o pai.O pai cheio de misericórdia que sempre esperou pelo filho de volta.O pai que,contra toda esperança, tinha no coração uma certeza:"MAIS DIA ,MENOS DIA,MEU FILHO VAI VOLTAR! SE NÃO CONSEGUI SEGURÁ-LO PELO AMOR, EU VOU RESGATÁ-LO PELA DOR! ELE  VAI VOLTAR!"E lá estava o pai de braços abertos.
  •      Se o filho precisava voltar porque tinha perdido tudo,o pai o precisava de volta para ganhar tudo:seu filho.
  • Isso bastava.Não importava a herança perdida.Não importava a situação deplorável do filho...Aquilo lhe cortava o coração,mas tinha seu filho de volta.E isso era tudo.Naquele dia houve festa .Festa na Terra e festa no Céu.! "Este meu filho estava morto e reviveu;tinha sido perdido e foi reencontrado".E começaram a festa.
  •      É esta festa maravilhosa que estamos vivendo nesta Quaresma.Não estranhe:eu sei que a Quaresma é tempo de  penitência e conversão,mas acima de tudo,este é o tempo privilegiado em que o Pai está de braços abertos esperando cada um de Seus filhos.
  •      Não duvide:muitos e muitos filhos haverão de voltar.Muito mais do que imaginamos .Filhos dos quais você e eu não teríamos nenhuma esperança de retorno...Mas o Pai sempre os esperou e esperou de braços abertos.Ele tinha esta certeza:"É meu filho,ele vai voltar.Mesmo que demore,ele vai voltar...Por isso eu estarei aqui de braços abertos,esperando por ele".
  •      Eu lhe garanto:não serão poucos os que estarão voltando nesta Quaresma...Por quê? Porque o Pai os está esperando.Porque agora é o tempo da Misericórdia.É o tempo favorável.É o dia da salvação.Estamos no tempo da Misericórdia.Por isso,cada vez mais gente estará voltando.O Pai tomou a iniciativa e mandou buscá-lo nas esquinas e nas encruzilhadas da vida,nas sargetas e até mesmo nas latas de lixo deste mundo.Será uma multidão de filhos tomando de assalto a casa e o coração do Pai.
  •      Encha-se de esperança.É a hora da graça para aqueles que você ama e quer de volta,mas agora estão vivendo anida como filhos pródigos.Nesta hora o nosso olhar e a nossa esperança não estão no filho rebelde que resiste em voltar,mas no Pai que o espera de coração aberto.Reze.Reze muito,porque a hora da graça chegou e chegou para ficar.
  •      Fazer um retiro na Quaresma é uma maneira maravilhosa de fazer a graça chegar até os seus entes queridos que precisam de conversão.É interessante:você faz o que está na proposta do retiro e, pelos caminhos imprevisíveis da Divina Misericórdia,a graça da conversão vai chegar á pessoa que você tento almeja.
  •      Anime-se.Você vai tocar os pródigos que só a Misericórdia do Pai é capaz de realizar.E nós?É claro,nós também precisamos voltar para o coração do Pai.Talvez,graças a Deus,não estejamos tão longe,mas precisamos voltar e saborear o gosto da volta.Não podemos ser como aquele irmão mais velho.Você  e eu precisamos experimentar a Misericórdia do Pai que nos quer mais perto dEle a partir desta Quaresma.
  •      Volte.O Pai espera por você também!               Monsenhor Jonas Abib

Um comentário:

  1. Olá Gracinha, vim agradecer a visita arinhosa ao meu blog. Eu amo essa parábola do filho pródigo. Me emociono sempre que a partilho na catequese. A mensagem é maravilhosa. O amor do Pai indescritível. Bjs Já estou te seguindo...

    ResponderExcluir